terça-feira, 1 de maio de 2012

Grenal: a maior rivalidade do Brasil


Grenal: a maior rivalidade do Brasil


O Brasil é um país que possui vários clássicos de futebol, do norte ao sul. Mas garanto, que nenhum deles tem a rivalidade de um GREnal. Um clássico que está prestes a completar 100 anos de história. E foi no dia 18 de julho de 1909, que os dois se encontraram pela primeira vez, no jogo em que o Grêmio fez a maior goleada do clássico: 10×0. Mas o que nenhum dos dois times poderiam imaginar, é que esse seria o primeiro jogo entre os dois, de vários que ainda viriam, e muito menos, tinham a noção da importância que esse confronto viria a ter . E o GREnal deste domingo será o de número 370.
O GREnal é um clássico capaz de dividir um povo de tanta história, como é o povo gaúcho, mas através de sua bela história, faz com que mais torcedores de fora do estado fiquem de olho no clássico. Eu, por exemplo, sou um paulista torcedor apaixonado pelo Grêmio, e agradeço a Deus por isso. Assim como sou um grande admirador da história gloriosa da dupla GREnal.
E lendo o livro A História dos GREnais (de David Coimbra, Nico Noronha, Mário Marcos de Souza), eu me deparei com uma frase dita pelo nosso ex-presidente Rudi Armin Petry (presidiu o Imortal nos anos de 1966 a 1967): ” O Grêmio é grande devido à grandeza do Internacional”. Assim como o Internacional é grande devido à grandeza do Grêmio.
Muitos gremistas ou colorados, pela extrema paixão que sentem por seus clubes, talvez não aceitem isso. Mas é a pura verdade. Muito provavelmente, se o Grêmio não tivesse o Internacional, ou o Internacional não tivesse o Grêmio, os dois, inseridos nesse contexto, não teriam a grandeza que têm hoje.
Inicialmente, a gana dos irmãos Poppe e Antenor Lemos (um dos símbolos colorado, nos primeiros anos do Inter) em vencer a primeira partida sobre o Grêmio. Essa busca fez com que o Inter evoluísse, até enfrentar o Grêmio de igual para igual. Depois, numa resposta ao Fortim da Baixada, os colorados construíram estádio dos Eucaliptos. O Grêmio fez o majestoso Olímpico, que na época, era o maior estádio particular do Brasil. Em seguida, o Internacional fez o Beira-Rio. Como resposta, o Grêmio fez o fechamento do anel superior, e assim, o estádio passou a ser chamado de Olímpico Monumental. Hoje, o Grêmio tem o projeto Arena, o Inter a reformulação do Beira-Rio, e se der tudo certo, os dois terão os estádios mais modernos da América Latina.
Em títulos, o Inter foi Tricampeão Brasileiro na década de 1970, algo que motivou o Grêmio a buscar os mesmos feitos, e se sagrou Campeão Brasileiro de 1981. Porém, o Grêmio foi mais longe, ganhou a Copa Libertadores da América e o título de Campeão do Mundo em 1983. Além disso, o Grêmio ganhou mais uma Libertadores de 1995, quatro Copas do Brasil (1989, 1994, 1997 e 2001), Recopa de 1996, entre outros títulos. Isso obviamente motivou o Inter a buscar o título da Libertadores e Campeão do Mundo de 2006 e da Recopa em 2007.
Em suma, a dupla GREnal cresce para alcançar os feitos de um e de outro. Feitos que colocaram ambos no topo do mundo. É o clássico que desenvolve os dois, apesar da intensa rivalidade entre os dois times esconder tal fato.
Por isso, eu agradeço a existência do Sport Club Internacional, assim como todo colorado deve agradecer a existência do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Assim, o futebol gaúcho entra no patamar dos grandes do futebol mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário