Fonte Nova – 80 mil pessoas
A famosa Fonte Nova se chama Estádio Octávio Mangabeira e Foi inaugurado em 28 de janeiro de 1951, no jogo Botafogo-BA 1 a 1 Guarany-BA. O primeiro gol no estádio foi marcado por Nélson, pelo Botafogo. O recorde oficial de público é de 110.438 pessoas, no jogo Bahia 2 a 1 Fluminense, válido pela semi-final do Campeonato Brasileiro de 1988, campeonato este que acabou tendo como campeão o Esporte Clube Bahia. Fica localizado em Salvador, na Bahia e é de propriedade do governo do Estado da Bahia. O principal time que manda seus jogos no estádio é o Bahia, especialmente por não ter estádio próprio.
Morumbi – 80 mil pessoas
O Cícero Pompeu de Toledo, ou simplesmente Morumbi, é o maior estádio particular do país. A partida que inaugurou o estádio aconteceu no dia 2 de outubro de 1960. O São Paulo venceu o Sporting Lisboa, por 1x0. O primeiro gol do Morumbi foi marcado por Peixinho (Arnaldo Poffo Garcia), aos 12 minutos de jogo, diante de 56.448 pessoas que lotavam o estádio ainda inacabado. A inauguração total do Morumbi ocorreu no dia 25 de Janeiro de 1970. A partida de comemoração foi entre São Paulo e Porto, de Portugal, e terminou empatada em 1x1. Vieira Nunes abriu o placar para a equipe portuguesa, aos 32 minutos de jogo. Miruca empatou para o São Paulo aos 35 minutos do primeiro tempo. O árbitro da partida foi José Favilli Neto. O público era de aproximadamente 100 mil pessoas. É de propriedade do São Paulo Futebol Clube.
Mineirão – 76 mil pessoas
O Estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como Mineirão foi inaugurado em 5 de setembro de 1965 em Belo Horizonte, Minas Gerais, com uma partida entre a Seleção Mineira e o River Plate, da Argentina. Com um público de 73.201 pessoas. O estádio é de propriedade do Governo do Estado de Minas Gerais e é utilizado pelos dois maiores clubes do estado, Atlético-MG e Cruzeiro. Como a maioria do estádios o Mineirão também diminuiu sua capacidade, que inicialmente era de 130.000 pessoas.
Arruda - 60 mil pessoas
O Estádio José do Rego Maciel, conhecido como Estádio do Arruda, pertence ao Santa Cruz Futebol Clube, do Recife, estado de Pernambuco. No ano de 1965 se deu o ínicio da contrstução do "Arrudão" e sua inauguração aconteceu no dia 4 de julho de 1972, num amistoso contra o Flamengo do Rio de Janeiro.. A partida terminou empatada em 0x0. Há muita falta de informação quanto a capacidade do estádio, foi construído para 110 mil, mas hoje em dia essa número é irreal, ja foi considerado o 2º maior do Brasil e 4º maior particular do mundo. Atualmente', o público gira em torno de 60 pessoas.
Albertão – 60 mil pessoas
O Estádio Governador Alberto Tavares Silva, ou simplesmente Albertão, é de propriedade do Governo do Estado do Piauí. Foi inaugurado em 1976 e fica na cidade de Teresina. As equipes mandantes do estádio são River, EC Flamengo e Piauí.
Castelão – 58 mil pessoas
O "Castelão" ou Estádio Governador Plácido Castelo fica em Fortaleza, Ceará e foi inaugurado em 11 de Novembro de 1973 para assistir à Ceará e Fortaleza, que terminou empatado em 0x0. Em 18 de Novembro de 1973 durante o jogo Ceará e Vitória da Bahia, aos 22 minutos do 2o tempo, Erandy Pereira Montenegro, artilheiro do Ceará, marca o primeiro gol no Castelão. É de propriedade do Governo do Estado do Ceará e ja serviu de palco para grandes jogos da nossa Seleção Brasileira de futebol. Equipes como Ceará, Fortaleza e Ferroviário mandam seus jogos no estádio.
Beira-Rio – 56 mil pessoas
Seu nome de fato é Estádio José Pinheiro Borda e se localiza em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O Beira-Rio foi construído em grande parte com a contribuição da torcida, que trazia tijolos, cimento e ferro para a obra, inclusive do interior. Nesse sentido, havia programas especiais de rádio, para mobilizar os torcedores colorados em todo o Rio Grande do Sul. Consta que até Falcão, mais tarde ídolo colorado, chegou a trazer tijolos para a construção. Foi inaugurado no domingo de 6 de abril de 1969. No jogo inaugural, contra o Benfica de Portugal, Claudiomiro faz o primeiro gol no estádio. É de propriedade do Sport Clube Internacional.
Olímpico – 51 mil pessoas
O Estádio Olímpico Monumental também fica localizado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O estádio que foi inaugurado em 19 de setembro de 1954, com o nome de apenas Estádio Olímpico, teve como jogo inaugural o confronto entre Grêmio e Nacional de Montevidéu, com vitória gremista por 2 a 0. Os gols foram anotados pelo atacante Vitor, que entrou para a história por ter marcado o primeiro gol do estádio gremista. É de propriedade do clube Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.
Serra Dourada – 50 mil pessoas
O Serra Dourada fica situado em Goiânia, Goiás e os principais clubes do estado (Goiás Esporte Clube, Vila Nova Futebol Clube e Goiânia Esporte Clube) mandam seus jogos no estádio. Foi inaugurado em 9 de março de 1975 e é de propriedade do Governo do Estado de Goiás. O jogo inaugural foi realizado entre as seleções Goiana e Portuguesa. O placar final foi de 2x1 para a Seleção Goiana e o primeiro gol foi marcado por Otávio, da seleção Portuguesa.
Estádio Parque do Sabiá – entre 55 e 75 mil pessoas
Oficialmente chamado de Estádio Municipal João Havelange, ele foi totalmente reformado e recuperado com pintura e numeração de arquibancadas, substituição de placas de identificação externa, recuperação da infra-estrutura e adequação do projeto de segurança do Estádio, além da instalação da plataforma de acessibilidade para os deficientes físicos. O projeto contemplou, ainda, a reforma dos vestiários, limpeza da fachada, adequação de projetos de segurança exigida pelo Corpo de Bombeiros e preparação da estrutura para implantação de câmeras de vídeo-monitoramento. Foi inaugurado em meio de 1982, quando a seleção brasileira venceu a seleção da Irlandesa por 7 a 0.
Nenhum comentário:
Postar um comentário