terça-feira, 1 de maio de 2012

Maiores estádios de futebol do Brasil

ESTÁDIOS

Maracanã – 103.022 pessoas
O tradicional estádio de futebol, conhecido como Maracanã, palco de incontáveis partidas importantes e emocionantes de futebol. Sua inauguração data de 16 de junho de 1950, quando a partir dessa data foi considerado o maior estádio do mundo. Até pouco tempo ainda detinha o título, mas por medidas de segurança e para atender as exigências da FIFA para modernização passou por algumas mudanças. Na final da Copa de 50 recebeu um público de maior de 170 mil pessoas. Atualmente sua capacidade oficial comporta 103.022 lugares. Os quatro grandes clubes do Rio costumam jogar no Maraca. Porém, o Vasco tem estádio próprio, o Botafogo arrendou omoderno Engenhão e fez com o Flamengo uma espécie de parceria para sua utilização.

Fonte Nova – 80 mil pessoas
A famosa Fonte Nova se chama Estádio Octávio Mangabeira e Foi inaugurado em 28 de janeiro de 1951, no jogo Botafogo-BA 1 a 1 Guarany-BA. O primeiro gol no estádio foi marcado por Nélson, pelo Botafogo. O recorde oficial de público é de 110.438 pessoas, no jogo Bahia 2 a 1 Fluminense, válido pela semi-final do Campeonato Brasileiro de 1988, campeonato este que acabou tendo como campeão o Esporte Clube Bahia. Fica localizado em Salvador, na Bahia e é de propriedade do governo do Estado da Bahia. O principal time que manda seus jogos no estádio é o Bahia, especialmente por não ter estádio próprio.

Morumbi – 80 mil pessoas
O Cícero Pompeu de Toledo, ou simplesmente Morumbi, é o maior estádio particular do país. A partida que inaugurou o estádio aconteceu no dia 2 de outubro de 1960. O São Paulo venceu o Sporting Lisboa, por 1x0. O primeiro gol do Morumbi foi marcado por Peixinho (Arnaldo Poffo Garcia), aos 12 minutos de jogo, diante de 56.448 pessoas que lotavam o estádio ainda inacabado. A inauguração total do Morumbi ocorreu no dia 25 de Janeiro de 1970. A partida de comemoração foi entre São Paulo e Porto, de Portugal, e terminou empatada em 1x1. Vieira Nunes abriu o placar para a equipe portuguesa, aos 32 minutos de jogo. Miruca empatou para o São Paulo aos 35 minutos do primeiro tempo. O árbitro da partida foi José Favilli Neto. O público era de aproximadamente 100 mil pessoas. É de propriedade do São Paulo Futebol Clube.

Mineirão – 76 mil pessoas
O Estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como Mineirão foi inaugurado em 5 de setembro de 1965 em Belo Horizonte, Minas Gerais, com uma partida entre a Seleção Mineira e o River Plate, da Argentina. Com um público de 73.201 pessoas. O estádio é de propriedade do Governo do Estado de Minas Gerais e é utilizado pelos dois maiores clubes do estado, Atlético-MG e Cruzeiro. Como a maioria do estádios o Mineirão também diminuiu sua capacidade, que inicialmente era de 130.000 pessoas.

Arruda - 60 mil pessoas
O Estádio José do Rego Maciel, conhecido como Estádio do Arruda, pertence ao Santa Cruz Futebol Clube, do Recife, estado de Pernambuco. No ano de 1965 se deu o ínicio da contrstução do "Arrudão" e sua inauguração aconteceu no dia 4 de julho de 1972, num amistoso contra o Flamengo do Rio de Janeiro.. A partida terminou empatada em 0x0. Há muita falta de informação quanto a capacidade do estádio, foi construído para 110 mil, mas hoje em dia essa número é irreal, ja foi considerado o 2º maior do Brasil e 4º maior particular do mundo. Atualmente', o público gira em torno de 60 pessoas.

Albertão – 60 mil pessoas
O Estádio Governador Alberto Tavares Silva, ou simplesmente Albertão, é de propriedade do Governo do Estado do Piauí. Foi inaugurado em 1976 e fica na cidade de Teresina. As equipes mandantes do estádio são River, EC Flamengo e Piauí.

Castelão – 58 mil pessoas
O "Castelão" ou Estádio Governador Plácido Castelo fica em Fortaleza, Ceará e foi inaugurado em 11 de Novembro de 1973 para assistir à Ceará e Fortaleza, que terminou empatado em 0x0. Em 18 de Novembro de 1973 durante o jogo Ceará e Vitória da Bahia, aos 22 minutos do 2o tempo, Erandy Pereira Montenegro, artilheiro do Ceará, marca o primeiro gol no Castelão. É de propriedade do Governo do Estado do Ceará e ja serviu de palco para grandes jogos da nossa Seleção Brasileira de futebol. Equipes como Ceará, Fortaleza e Ferroviário mandam seus jogos no estádio.

Beira-Rio – 56 mil pessoas
Seu nome de fato é Estádio José Pinheiro Borda e se localiza em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O Beira-Rio foi construído em grande parte com a contribuição da torcida, que trazia tijolos, cimento e ferro para a obra, inclusive do interior. Nesse sentido, havia programas especiais de rádio, para mobilizar os torcedores colorados em todo o Rio Grande do Sul. Consta que até Falcão, mais tarde ídolo colorado, chegou a trazer tijolos para a construção. Foi inaugurado no domingo de 6 de abril de 1969. No jogo inaugural, contra o Benfica de Portugal, Claudiomiro faz o primeiro gol no estádio. É de propriedade do Sport Clube Internacional.

Olímpico – 51 mil pessoas
O Estádio Olímpico Monumental também fica localizado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O estádio que foi inaugurado em 19 de setembro de 1954, com o nome de apenas Estádio Olímpico, teve como jogo inaugural o confronto entre Grêmio e Nacional de Montevidéu, com vitória gremista por 2 a 0. Os gols foram anotados pelo atacante Vitor, que entrou para a história por ter marcado o primeiro gol do estádio gremista. É de propriedade do clube Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

Serra Dourada – 50 mil pessoas
O Serra Dourada fica situado em Goiânia, Goiás e os principais clubes do estado (Goiás Esporte Clube, Vila Nova Futebol Clube e Goiânia Esporte Clube) mandam seus jogos no estádio. Foi inaugurado em 9 de março de 1975 e é de propriedade do Governo do Estado de Goiás. O jogo inaugural foi realizado entre as seleções Goiana e Portuguesa. O placar final foi de 2x1 para a Seleção Goiana e o primeiro gol foi marcado por Otávio, da seleção Portuguesa.

Estádio Parque do Sabiá – entre 55 e 75 mil pessoas
Oficialmente chamado de Estádio Municipal João Havelange, ele foi totalmente reformado e recuperado com pintura e numeração de arquibancadas, substituição de placas de identificação externa, recuperação da infra-estrutura e adequação do projeto de segurança do Estádio, além da instalação da plataforma de acessibilidade para os deficientes físicos. O projeto contemplou, ainda, a reforma dos vestiários, limpeza da fachada, adequação de projetos de segurança exigida pelo Corpo de Bombeiros e preparação da estrutura para implantação de câmeras de vídeo-monitoramento. Foi inaugurado em meio de 1982, quando a seleção brasileira venceu a seleção da Irlandesa por 7 a 0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário